Agorafobia

26-05-2014 23:07

A Agorafobia é uma Perturbação da Ansiedade. A característica fundamental da Agorafobia é a ansiedade por estar em locais ou situações de onde a fuga possa ser difícil (ou embaraçosa) ou nas quais possa não ter ajuda, no caso de ter uma ataque de pânico. A ansiedade conduz tipicamente a um evitamento global de uma série de situações, que podem incluir estar sozinho fora de casa (ou em casa), estar no meio de uma multidão, viajar de automóvel (eutocarro ou avião) entrar num elevador ou passar uma ponte.

Alguma pessoas são capazes de se expor às situações temidas, mas enfrentam-nas com considerável sofrimento. Frequentemente são mais capazes de enfrentar melhor as situações que temem quando estão acompanhados por uma pessoa de confiança.

O comportamento de evitamento destas situações pode diminuir a capacidade de deslocação para o emprego ou para desempenhar as tarefas domésticas (ir às compras, levar os filhos ao médico, por exemplo).

De modo típico a Perturbação de Pânico com Agorafobia é caracterizada pelo início dos ataques de Pânico inesperados e subsequente evitamento de situações múltiplas, que são consideradas como prováveis desencadeadoras dos ataques de Pânico.

A Agorafobia Sem História de Perturbação de Pânico diferencia-se pelo facto do foco do medo se centar na ocorrência de sintomas semelhantes ao pânico, incapacitantes ou extremamente embaraçosos ou ataques de sintomas limitados(por exemplo perda do controlo dos esfíncteres, medo de vomitar em público), em vez dos Ataques de Pânico completos (período distinto de medo ou desconforto intenso, durante o qual um conjunto de sintomas - por exemplo palpitações, suores, dificuldades em respirar, desconforto ou dor no peito, náuseas ou mal-estar abdominal, medo de perder o controlo ou elouquecer, medo de morrer - se desenvolvem abruptamente e atingem o seu pico dentro de 10 minutos). DSM-IV-TR