Naturopatia

Além de uma terapia é uma filosofia de vida. Estimula as defesas do corpo, para alcançar a harmonia e manter a homeostase.

Os  Naturopatas tratam a pessoa como um todo, considerando uma série de factores antes de diagnosticar uma doença. Um Naturopata para além duma avaliação clássica do paciente, observa-o também no seu estado emocional, analisando a sua dieta, o seu meio ambiente e estilo de vida, antes de efectuar um diagnóstico. Na medicina natural, o profissional visa a totalidade do individuo. Todas as manifestações são tomadas em conta de forma a trazer a cura e estabilidade emocional e fisica.

Na Naturopatia podem ser incluidas Varias as técnicas como por exemplo a Fitoterapia, Medicina Ortomolecular, os métodos de cura natural que enfatizam os estilos de vida saudáveis, Nutrição, a Homeopatia, Acupunctura , Florais Etc...

O conteúdo funcional destes domínios centra-se , na abordagem terapêutica naturopática, no aconselhamento sobre estilos de vida baseados nos métodos naturais, visando o estabelecimento das estratégias terapêuticas sustentadas nos conhecimentos obtidos no domínio das teorias e da investigação cientifica.

A medicina natural reconhece que a saúde prevalecerá sobre a doença quando existem as condições favoráveis para isso. Se utilizadas adequadamente, as terapias tradicionais com água, as ervas, a medicina física e a nutrição facilitam os processos de auto-cura do organismo. Este programa também contempla as conexões mentais, emocionais e espirituais com a doença e as recomendações para superá-la. Além de utilizar os diversos remédios naturais, numa perspectiva importante sobre a força vital e seu papel nos processos de cura quando se utiliza em conjunto com os princípios da medicina natural.

Em Resumo a Naturopatia  enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para se autocurar e recuperar a sua imunidade.